9 de abril de 2017

Alexandra Sombra

Como chegar em Machu Pichu?


Machu Picchu, eleita umas da setes maravilhas do mundo moderno é uma cidade de pedras construída pela civilização Inca no topo de uma montanha. Há relatos de possíveis descobridores, mas oficialmente foi o norte-americano Hiram Bingham que em 24 de julho 1911 apresentou a cidade perdida ao mundo. O fato é que hoje milhares de turistas atravessam o vale do Urubamba, seguindo pela margem do rio de mesmo nome para conhecer os encantos desse lugar com atmosfera especial.
Toda a dificuldade de acesso é compensada com vistas fantásticas de todos os lados que se olha, é bem verdade que acessibilidade não é o ponto forte do lugar, não há elevadores ou rampas que possam garantir acesso as pessoas com dificuldade de locomoção, espero que um dia esse cenário mude, pois um lugar como esse não pode ficar restrito a algumas pessoas, fica a dica! 

Como chegar em  Machu Picchu

Hoje pra chegar a Machu Picchu só tem duas formas, de trem partindo de Ollantaytambo até Águas Calientes(cidade no pé da montanha) ou a pé por trilhas que podem levar de 2 a 5 dias, dependendo do lugar de partida. Os dois meios passam praticamente pelo mesmo local que é as margem do rio Urubamba.
A grande maioria dos milhares de turistas que passam diariamente pela cidade perdida chega de trem. De hora em hora partem trens de Ollantaytambo que fica a 72 km de Cusco. Há uma estação em Urubamba e uma mais próximo de Cusco que é a de Poroy, como fomos em periodo de chuvas a unica estação operando normalmente era a de Ollantaytambo , a de Poroy por exemplo, só estava partindo um trem que é o mais caro de todos, uma vez por dia.

Para pesquisar as passagens, você pode entrar nos sites abaixo, das duas operadoras de trem da região:


Quanto a escolha da Companhia, não tenha medo, pode ir pelo melhor preço,  vi o trem das duas companhias e são praticamente iguais. Comprei as passagens no site da Peru Rail, achando que os trens eram melhores , que ia ter uma vista melhor, mas chegando lá vi que eram a mesma coisa, até achei os trens da Inca Rail mais bonitinhos. Quanto as categorias da Peru Rail, Vistadome x Expedition, a unica diferença percebida é o lanche que no Vistadome é melhorzinho, mas o trem, poltronas e vista do trajeto são iguais nas duas categorias. Mais uma dica, se pretende ir em baixa temporada, deixa pra comprar as passagens lá mesmo, porque quando cheguei lá, vi que tinha preços pra alguns horários por metade do valor que paguei.

Então só pra ficar Claro o trajeto do Brasil à Machu Picchu:

Voo Brasil →  Lima( ou outro País dependendo da companhia aérea) → Voo Lima → Cusco →Taxi ou ônibus para estação de trem → trem ou caminhada até Águas Calientes → Ônibus ou trilha pra subir a montanha → Uff, chegada a entrada do Sítio Arqueológico de Machu Picchu.

Chegando na entrada você pode pegar um mapa pra se orientar, mas pelo amor de nossa senhora dos viajantes, chame um guia, porque andar na cidade sem ouvir sua história, pode ser um grande erro! Na entrada ficam guias credenciados aguardando para acompanhar os turistas, se for exclusivo sai caro, mas se aguardar formar um grupo de 6 a 10 pessoas , você paga em torno de 20 soles e verá detalhes imprescindíveis da construção, descoberta e da civilização inca.

A figura abaixo mostra o mapa com os principais pontos de Machu Picchu. 


Chegamos em águas Calientes em torno de 17:00, pois queriamos dormir lá, pra ir pra Machu Picchu no dia seguinte. Assim fizemos, saímos 6:30 da manhã para o sítio, quando chegamos lá, havia muita névoa  e não dava pra ver muita coisa da cidade no alto, veja também o artigo Dar pra conhecer Machu Picchu de janeiro a março? , que fala da época que fomos. Mas foi legal porque a guia foi nos conduzindo aos pontos importantes da cidade, foi contando sua história e por volta de 10:30 terminou a visita guiada e a vista era esplendida, assim voltamos a entrada lanchamos e entramos no parque novamente pra subir mais algumas escadas e vê a dimensão do lugar, caminhamos por mais umas 2 horas. 

Abaixo tem um vídeo, bem amador tá galera, só pra vocês terem uma noção de como é o lugar.





   



Quer saber mais, então veja os outros artigos:

Stopover em Lima no caminho pra Cusco vale a pena?


Cusco, o umbigo do mundo é legal?


A mal da altitude existe mesmo?


Quanto vale nossa moeda no Peru?

O que comer no Peru?

Como chegar a Machu Pichu?


Dar pra conhecer Machu Picchu de janeiro a março? 


O que devo conhecer no caminho até Machu Pichu ?


Quanto custa ir a Machu Picchu?







Booking.com



Alexandra Sombra

About Alexandra Sombra -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :

Redes Sociais

Post Popular

Follow by Email